Em dezembro, na comparação com o mês anterior, foi registrada queda de 10,6% na busca das empresas por crédito. De acordo com a Serasa, no mesmo período do ano passado, a queda fora de 4,5%.
Os economistas da Serasa atribuem essa desaceleração no ano à alta das taxas de juros e à desaceleração da atividade econômica durante o segundo semestre de 2011.
Na comparação feita entre o tamanho das empresas, verificou-se que as grandes procuraram mais crédito, com alta de 6,7% na comparação com o ano anterior. "Este desempenho reforça a hipótese de que, diante do agravamento do quadro financeiro externo, as grandes empresas se voltaram para fontes internas de financiamento, num movimento semelhante ao ocorrido na crise de 2008", disse a Serasa, por meio de nota.
As micro e pequenas empresas também tiveram um comportamento acima da média - alta de 2,4% - em termos de demanda por crédito no ano passado. Já entre as médias empresas, o aumento foi de 0,2% em 2011.
Por região e setor
A região Sul liderou a procura das empresas por crédito, com alta de 3,6% sobre 2010, seguida pelas regiões Sudeste (2,5%), Centro-Oeste (2,1%) e Nordeste (1,4%). Só na região Norte é que houve recuo (-0,9%).
Na comparação entre os setores, empresas do setor de serviços tiveram o maior aumento na procura por crédito: 5,5% sobre 2010. Na sequência, aparecem as empresas industriais (3,8%) e as empresas do setor comercial (-0,1%).