Comércio do Rio de Janeiro cresce 3,6% em novembro, diz Fecomércio-RJ
Por: Karla Santana Mamona - Infomoney
SÃO PAULO - O comércio varejista do Rio de Janeiro registrou alta de 3,6% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo revelou um levantamento realizado pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro).
No acumulado do ano, o faturamento teve alta de 2,4%, ficando um pouco abaixo do crescimento apresentado nos primeiros 11 meses do ano passado, que foi de 2,8%. Nos últimos 12 meses, o comércio registrou expansão de 3%, na mesma base comparativa.
Setores
Ao analisar os setores, o de bens não-duráveis é o destaque no penúltimo mês de 2011, com crescimento de 5,3% ante igual mês do ano anterior. Em seguida aparecem bens semiduráveis (3,9%), bens duráveis (2,5%), comércio automotivo (1,3%) e combustíveis e lubrificantes (1,1%).
Dos 11 subgrupos avaliados, nove registraram alta frente a novembro de 2010. Supermercados lideram, com 6% de avanço, seguidos por lojas de departamentos (5,5%) e vestuário (4,6%).
Por outro lado, apresentaram queda autopeças e acessórios (-1,9%) e livrarias, papelarias e materiais para escritório (1,8%).
Sobre a pesquisa
Para chegar a estes dados, foram entrevistados 1.993 estabelecimentos, entre os dias 1º e 8 de dezembro, que estão situados nas oito regiões do estado do Rio de Janeiro.