IGP-M recua e aponta inflação de 0,40% na 2ª leitura de novembro
SÃO PAULO – O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) variou 0,40% no segundo decêndio de novembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (22) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Em outubro, o indicador havia registrado taxa de 0,50%, uma diferença de 0,10 ponto percentual.
Nos subgrupos do índice, o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) apresentou elevação de 0,44%, no segundo decêndio de novembro. No mesmo período do mês anterior, registrou-se alta de 0,66%.
Já o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) registrou variação de 0,30%, no segundo decêndio de novembro, ante 0,23%, no mesmo período do mês anterior.
Por fim, o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) apresentou variação de 0,37%. No segundo decêndio do mês anterior, a taxa foi de 0,12%.
O segundo decêndio do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.
Metodologia de cálculo do IGP-M
O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) é bastante utilizado pelo mercado, e mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
Ele é composto pela ponderação entre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC - peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA - peso de 60%) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC - peso de 10%).
Fonte:Infomoney