Secretário de Prevenção da Corrupção debate web e democracia no Campus Party

11/02/2012 19:48

Secretário de Prevenção da Corrupção debate web e democracia no Campus Party


O secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União (CGU), Mário Vinícius Claussen Spinelli, participa nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, da terceira edição do Campus Fórum, evento realizado dentro do Campus Party. Criado em 1997 na Espanha, o Campus Party é considerado o maior acontecimento tecnológico do mundo nas áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento digital.

Em 2012, o Campus Fórum se dedica a realizar grandes encontros, além de trazer temas pertinentes à sociedade, como a memória da internet no Brasil, acessibilidade na web, governança, leitura e livro na rede, além da inovação tecnológica como força motriz ao desenvolvimento econômico.

Mário Vinícius Spinelli participará do debate ao lado da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Pólice Neto; e do gerente da W3C Escritório Brasil Luis Galarreta. Eles irão explanar suas ideias no painel Web a serviço da democracia, que terá como mediador o gerente da W3C Escritório Brasil Vagner Diniz, um dos curadores de área do Campus Fórum. O conceito central da discussão será mostrar o quanto a web ultrapassou a fase de ser um gigantesco acervo de documentos e passou a ser um conjunto de serviços referenciados em que o acesso a dados abertos possibilita a interação dos cidadãos com seus governantes.

O secretário abordará o desafio da prevenção e do combate da corrupção no ambiente da Internet, enfatizando a estratégia adotada em reuniões da Parceria para Governo Aberto (OGP – Open Government Partnership) e as oportunidades que surgem da participação de especialistas da área de TI no controle social. O objetivo será provocar o público de TI a se tornar atuante no controle social com o uso de meios tecnológicos, tendo a CGU como fonte relevante de informação e de fomento desta iniciativa.

Campus Party

A Campus Party chegou ao Brasil em 2008, consolidando-se como a primeira edição internacional do evento. Na época, reuniu pouco mais de três mil pessoas na cidade de São Paulo. Em 2011, o número de participantes saltou para 6,8 mil pessoas.

Durante sete dias, de 6 a 12 de fevereiro, experiências profissionais e de vida são trocadas em um ambiente totalmente interativo e multidisciplinar. Nele, usuários acomodam seus equipamentos e interagem para reproduzir, 24 horas por dia, o que realmente há na internet: uma rede feita por pessoas reais.

2.º Latin America Summit on Anti-Corruption 2012

No mesmo dia, às 10h, o secretário Spinelli irá representar a CGU no 2.º Latin America Summit on Anti-Corruption 2012, evento organizado pela American Conference Institute, também realizado em São Paulo. Ele irá participar do painel O Panorama da Regulamentação e Aplicação da Lei Antissuborno no Brasil: como as Reformas Propostas e o Projeto de Lei .6.826/2010 irão Afetar seus Procedimentos de Compliance.


Fonte: CGU