Dólar abre em queda mesmo com rebaixamento de ratings de bancos estrangeiros

16/12/2011 08:11

 


Por: Graziele Oliveira

TweetSÃO PAULO – Mantendo o mesmo sinal do fechamento anterior, mas ainda mostrando o sentimento de cautela que toma conta dos mercados, o dólar comercial inicia os trabalhos desta sexta-feira (16) em leve queda de 0,61%, cotado a R$ 1,849 na venda.

“Nesta sexta-feira, a agenda externa é vazia, deixando os mercados internacionais e locais novamente na dependência das declarações e expectativas relacionadas à questão europeia”, alerta a diretora da AGK Corretora de Câmbio, Miriam Tavares.

Nesta data ganha relevância o anúncio da véspera da agência de classificação de risco de crédito Fitch, que anunciou o rebaixamento do rating da dívida sete grandes bancos dos EUA e da Europa. Entre eles estão o Bank of America Merril Lynch, Goldman Sachs, Barclays, BNP Paribas, Credit Suisse e Deutsche Bank. Com estas ações, a Fitch retira estes nove bancos de vigilância negativa, onde estavam desde 13 de outubro de 2011.

Na Europa, a Itália concenetra as apreensões num dia em que o primeiro-ministro, Mario Monti, passará por um voto de confiança do Parlamento para aprovar um novo programa de austeridade avaliado em € 33 bilhões. O pacote ainda precisará passar pelo Senado na próxima semana, antes do feriado de Natal.

“Sendo assim, no mercado de câmbio, o dólar também deve operar estável, porém, esperamos que o real se aprecie, considerando a forte desvalorização dos últimos dias”, acredita Otávio Barros, diretor de pesquisas e estudos econômicos do Bradesco.

Indicadores
Na agenda de indicadores domésticos desta quarta-feira os investidores acompanharam a divulgação feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal), que marcou inflação de 0,72%.

Nos EUA, é dia de Quadruple Witching, data em que vencem, concomitantemente, contratos futuros sobre índices acionários, contratos futuros de ações, opções sobre índices e opções sobre ações. Ele geralmente é acompanhado de um acréscimo no volume de negociações, conforme os investidores procuram ajustar suas posições.

Também será revelado o CPI (Consumer Price Index), índice de preços ao consumidor, e o Core CPI, que exclui os custos relativos à alimentação e energia.

 

fonte: Infomoney